(51) 3574.3032      (51) 99413.1087 WHATSAPP

Eletroencefalograma / EEG

Eletroencefalograma / EEG

O Eletroencefalograma (EEG) é um exame que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo. O objetivo desse exame é obter registro da atividade elétrica cerebral para o diagnóstico de eventuais anormalidades dessa atividade.

O EEG é realizado através da colocação de eletrodos no couro cabeludo, com auxílio de uma pasta condutora que, além de fixá-los, permite a aquisição adequada dos sinais elétricos que constituem a atividade elétrica cerebral. Inicialmente é feito um registro espontâneo da atividade elétrica cerebral durante a vigília (paciente acordado). Se possível, essa atividade é registrada também durante a sonolência e o sono. O registro em todos esses estados aumenta a sensibilidade do método na detecção de diversas anormalidades. Após o registro espontâneo, são realizadas as provas de ativação: hiperventilação comandada (o paciente realiza incursões respiratórias forçadas e rápidas, por 2 até 5 minutos) e fotoestimulação intermitente (coloca-se, frente ao paciente, uma lâmpada que produz flashes com freqüências que variam de 1 a 60Hz). O objetivo das provas de ativação é aumentar a sensibilidade do exame, bem como detectar alterações específicas que podem ser provocadas através desses métodos.

Após a aquisição do traçado eletroencefalográfico, o registro é revisto pelo médico neurofisiologista clínico (eletroencefalografista), com especial atenção para eventos apresentados pelo paciente durante o exame. Pode-se utilizar vídeo-monitorização sincronizada para melhor avaliação durante o exame, assim como análise quantitativa através de mapeamento cerebral, avaliações espectrais e índices relativos que podem auxiliar no diagnóstico precoce de doenças neurológicas. O exame de eletroencefalograma é indicado para diversas situações clínicas, como detecção de descargas epileptiformes e diagnóstico de síndromes epilépticas, investigação de alteração paroxística de consciência, determinação de atividade cerebral de base, análise de funcionamento bioelétrico, auxílio no diagnóstico de TDAH e investigação de síndromes demenciais, entre outros.

Exames realizados pela clínica:

EEG em vigília e sono
EEG com fotoestimulação intermitente
EEG com mapeamento cerebral
EEG com análise quantitativa e avaliação de índices relativos como relação theta/alfa e theta/beta


Acesse o PDF com orientações sobre o preparo para fazer um EEG na clínica.

O laudo será recebido pelo paciente no prazo de até 1 semana, através do acesso por login e senha.


Avalie seu Sono

Saiba se você pode ter Apnéia do Sono


Sim
Não

Sim
Não

Sim
Não

Sim
Não

Sim
Não

Sim
Não

Faça o teste de sonolência

Qual sua probabilidade de você cochilar ou dormir nas situações descritas abaixo?









Sua Noite na Clínica

No LabSono você encontrará um ambiente tranqüilo e acolhedor. Ao chegar no laboratório no horário agendado pela secretária do laboratório, você será recebido por um dos nossos técnicos em polissonografia que ira lhe mostrar o seu quarto e as demais instalações do laboratório assim como lhe mostrará o equipamento a ser utilizado na noite do exame. Neste momento ele ira responder suas dúvidas sobre o exame.

O laboratório conta com uma ampla recepção onde você aguardara ate o momento do inicio do exame, onde poderá ler, assistir televisão ou relaxar durante este período.

Se você tem um compromisso e necessita acordar num horário especifico, não esqueça de avisar o técnico para que ele possa lhe acordar no horário desejado.

Instruções para a noite do exame de Polissonografia

  • no dia do exame, após o café da manhã, não ingerir nada que contenha cafeína;
  • venha alimentado,  jantar ou lanche, como de costume, mantendo sua rotina;
  • manter as medicações de uso contínuo, a não ser que seu médico oriente para suspende-las no dia do exame;
  • trazer pijama, chinelo e material de higiene pessoal;
  • evitar dormir durante o dia (sesta) para ter mais facilidade de dormir a noite;
  • lavar o cabelo somente com shampoo, sem usar condicionador;
  • Trazer a solicitação do exame; 
  • Homens: Estar de barba feita. Se usar barba longa, aparar no queixo e pescoço;
  • Mulheres: Não usar esmalte nas unhas.

 

O Teste de Latências Múltiplas do Sono (TLMS) é um exame realizado durante o dia após uma noite de registro polissonográfico no laboratório. O teste consiste em cinco pequenos exames com duração de 30 minutos realizados a cada 2 horas. O objetivo do teste é avaliar a sonolência excessiva e auxiliar no diagnóstico da narcolepsia.

É indicada a suspensão de medicações estimulantes e sedativas 14 dias antes da realização do exame de TLMS. Porém o médico responsável solicitante deve indicar se o uso do medicamento deve ser mantido ou suspenso.

O exame é iniciado 2 horas após o paciente acordar e  transcorre até o final da tarde, portanto o paciente deve estar preparado para  permanecer no laboratório durante o dia todo. O paciente é liberado para efetuar suas habituais refeições.  O Mãe de Deus Center dispõe de restaurantes e lancherias que podem lhe servir.

Facilidades

Estacionamento

O Mãe de Deus Center oferece opções de estacionamento, visando propiciar segurança e comodidade.

Bancos e Restaurantes

Dentro do complexo hospitalar Mãe de Deus você pode contar com Caixas Eletrônicos e Restaurantes.

Fácil Acesso

Localizado em uma região da cidade de Porto Alegre de fácil acesso, via taxi, automóvel ou transporte público.